Turismo fora da caixinha em Portugal - II
Na primeira parte eu escrevi sobre fazer um programa diferente em Portugal, na capital - Lisboa.
Agora quero lhes contar sobre um programa bem fora da caixinha em relação a turismo nesta terra tão visitada.
Aproveitando as férias de verão, participei com o grupo de caminhadas Caminhar Portugal, de 6 dias a caminhar pelo norte do país, mais especificamente, seguindo as margens do rio Zêzere, em Pampilhosa da Serra.
Ali também conheci algumas aldeias do Xisto (no Brasil, ardósia) e pude observar ainda, a devastação que os incêndios do ano passado deixaram na região de Pedrógão e de Pampilhosa da Serra.
Um tipo de evento turístico ainda muito realizado somente por portugueses, assim como o desfrute das praias fluviais,lindíssimas, ao longo das margens do Zêzere, onde ficam os parques de campismo.
Fiquei no Parque de Campismo de Janeiro de Baixo ( as aldeias normalmente se chamam pelo nome e mais "de cima", "de baixo" e algumas também "do meio" - três localidades diferenciadas somente pela localização)

As Aldeias do Xisto
Muitas já estão descaracterizadas por construções que já não seguem o padrão antigo das aldeias originais, mas muito se pode observar das construções feitas somente com pedras de xisto e, principalmente da rotina de vida de seus moradores.
O Ministério do Turismo Português e os órgãos de turismo da região criaram rotas turísticas a partir das antigas aldeias do xisto, para serem visitadas.
Vale lembrar que, como estas aldeias estão ao norte do país, a devoção pela senhora de Fátima é muito forte; todas têm uma igreja com um campanário que fica a tocar os primeiros acordes do hino da senhora de Fátima, antes de marcar a hora e a meia hora... Começando as 8 horas da manhã, com a ultima badalada à meia noite.
Vale lembrar que, como estas aldeias estão ao norte do país, a devoção pela senhora de Fátima é muito forte; todas têm uma igreja com um campanário que fica a tocar os primeiros acordes do hino da senhora de Fátima, antes de marcar a hora e a meia hora... Começando as 8 horas da manhã, com a ultima badalada à meia noite.
As Praias Fluviais
O aproveitamento do rio, aqui no caso o Zêzere para turismo foi através da criação de praias fluviais e parques de campismo que são muito frequentados principalmente pelos portugueses.
Os trilhos
Os trilhos em que caminhaei foram dentro da rota "Grande Rota do Zêzere". Caminhando com o grupo em torno de 10 km por trilho, fazendo as pequenas rotas. As paisagens variavam entre matas, subidas, descidas,e paisagens com resquícios de queimadas, todas com intervalos para aproveitar as praias do rio para banhos e períodos de descanso e conversas animadas entre o grupo. Normalmente saíamos entre 10 horas ou 10 e 30 e caminhávamos até 17 ou 18 horas.
No caminho ia-se encontrando aldeias e toda uma paisagem característica do norte do país, um deslumbre de encantamento sem par. Muita coisa que eu via, dava a sensação de "déjá-vu"...
Marmelo
Amoras
Campo de feno pronto para ser recolhido
Figos
Maçã
Barragem Santa Luzia
Pinturas rupestres
Restos de uma mina de wolfrâmio. Infelizmente encontramos muitos resquícios desse mineral sendo jogado no rio Zêzere.
A natureza tratando de se recuperar.
A sinalética
Todos os trilhos estão muito bem sinalizados; as caminhadas podem ser feitas em grupos ou sozinho, tranquilamente.
O que se nota, no entanto, é um certo descaso das autoridades de turismo das freguesias em divulgarem as rotas que ainda estão muito queimadas e sem condições de uso. Em alguns trechos que foram percorridos, foi preciso voltar pois as queimadas haviam danificado muito o trilho, no ano passado.
Fazendo um apanhado geral do evento, avalio como muito bom. Em termos de conhecimento da região e principalmente em relação ao grupo e ao convívio nestes dias e nas peripécias dos trilhos.
Acredito que numa próxima vez escolherei outra estação do ano que não seja o verão! As temperaturas estavam muito altas, o que dificultou os percursos.
PS. Um agradecimento especial a José Palma, administrador do Caminhar Portugal Moove, guia nesses trilhos.
Ah, e instrutor no uso dos bastões de caminhada!












































































































Caminhei com você... Lindas trilhas, paisagens maravilhosas. Emoção a cada foto.
ResponderExcluirComo amante da Natureza, curti flores, árvores e rios!
Parabéns!
que bom!!! realmente uma beleza!!!
Excluir