ITÁLIA
Um sonho fora da caixinha!
Duas coisas nos levaram para a Europa: completar minha seleção de doutoramento na Universidade de Lisboa e participar de um evento em Viana do Castelo. Uma coisa atrapalhou o processo: o furacão Irma!
Por causa dele, atrasamos dois dias e perdemos metade do evento e tive que esperar uma semana,por causa dos trâmites na Universidade. Que fazer então? Pois é, tivemos que ir conhecer a Itália!!!
Hotel reservado pelo Booking, estrategicamente bem no centro histórico, pertinho da estacão central - Roma Termini, onde o deslocamento é facilitado.
O problema foi que o aeroporto de nosso voo foi o Ciampino, mais distante. Chegamos a meia noite, não havia ônibus nem trem e os táxis foram muito difíceis e caros (€ 50,00). Enfim chegamos e no outro dia, munidos de um mapa, iniciamos a aventura. A proposta era: Conhecer as principais atracões turísticas de Roma a céu aberto, sem entrar em museus.Caminhar sem rumo pelas ruas e se deslumbrar com cada praça, com cada lugar histórico; fazer um bate e volta até Nápoles para visitar Pompéia e depois ir a Florença, para conhecer um pouquinho da Toscana.Tudo de trem, muito fácil, já estávamos pertinho da estacão,e mais barato também.
Andamos o dia todo pelo centro histórico de Roma, somente pagamos para entrar no Coliseu e o Fórum Romano. Este último foi o principal centro comercial da Roma Imperial. Tudo o que era importante para o Império acontecia lá, de confronto entre gladiadores a eleições. Irresistível não conhecer! Pagamos € 40,00 pelo passeio, mas valeu a pena.
Bem cedinho pegamos um trem até Nápoles e de lá outro até Pompeia.
Pompéia são todas as aulas de história, de toda sua vida em algumas horas caminhando pelo que restou da cidade, algo que nenhuma palavra descreve.
Tudo certinho, cumprimos o combinado até chegarmos aqui...
Não resistimos e fomos até Capri. Muito pertinho, de trem até Sorrento, depois um barco rápido que faz o percurso pela costa, a paisagem e de tirar o fôlego!
Na ilha tem várias opções de passeios pra todos os gostos e bolsos. Optamos por um recorrido na ilha, do porto até Anacapri. A ilha tem um encanto indescritível! Tudo o que se vê em filmes, coloque o dobro!
Saímos da ilha para o continente bem de noitinha e voltamos a Nápoles de trem.Dai, novamente trem até Roma.
Quanto aos preços dos trens não foi definitivamente caro e tudo pode ser consultado no site da Trenitalia antes de comprar. Pode-se comprar na própria estacão ou on line. Um lembrete:sempre comprar ida e volta para não ter surpresas de ter que pernoitar em algum lugar que não havia sido planejado. E se preparar para compartilhar seu deslumbre turístico com muuuuitos outros turistas deslumbrados!
Devido ao nosso tempo apertado, não saímos a conhecer a cidade de Nápoles. Ficou pra próxima.
Manhã seguinte, sempre bem cedinho, subimos no trem na estacão Roma Termini com destino a Florença - Firenzi, numa viagem de uma hora e meia muito tranquila e confortável.
Como descrever Florença? muito difícil porque a cidade é indescritível. Tudo é história, tudo é lindo e deslumbrante. Um dia todo andando por suas ruas. Florença tem um misto de idade média e modernidade. Lojas de grifes, vitrines super bem transadas e criativas, muitos restaurantes, cafés e tudo o que pode chamar o turista para gastar e se divertir.
Para podermos conhecer um pouco mais do interior da Toscana, como tínhamos pouco tempo, contrariamos nossos propósitos de turistas fora da caixinha e buscamos um passeio guiado em uma agência. Por € 50,00 cada um fomos passar um dia conhecendo povoados medievais, fortalezas, vinícola e também a cidade de Siena.Nossa guia, uma baiana maravilhosa e super eficiente, muito divertida, tornou o passeio mais dinâmico. Saímos as nove horas em um ônibus confortável e seguimos para San Gimignano, a cidade medieval das torres. Linda e muuuito turística, com muuuitos turistas! Acredito que apesar da imponência da arquitetura, a cidade perde um pouco seu encanto pelo grande numero de lojas, restaurantes, cafés, tudo muito turístico.
A próxima parada foi a fortaleza medieval- um burgo, de Monteriggioni. Bonita nos remete a um outro tempo...
Dali fomos a um hotel-vinícola na região de Chianti, muito conhecida pela produção de vinho e de azeite de oliva. Lugar lindíssimo, fizemos degustação de vinhos e almoçamos (incluído no pacote), tudo muito gostoso.
Próxima parada Siena.O que foi muito legal e muito bem explicado por Bel, nossa guia, foi como acontecem, na praça central da cidade, as corridas de cavalo chamadas de Palio. Quanto a cidade...Não me apaixonei.
Passeamos pelas ruas de Siena e depois fomos novamente para Florença.
Avaliação do tour? Huuumm, bom, apesar de todos os transtornos de sair com um grupo de setenta pessoas diferentes.
Entre tantos roteiros fantásticos que a Itália proporciona, escolhemos este e eu fiquei encantada. Quero ir outra vez para conhecer todos os lugares que esse pais tão maravilhoso tem.
Se valeu? Sim, valeu muito, principalmente serviu como um aperitivo, só aumentando a vontade de voltar. As cidades da Itália são historias a céu aberto...

















































































































Parabéns pelo blog! Me encorajou a ir pra Itália. Talvez se as imagens fossem editadas para ficarem umas do lado das outras ajudaria no visual.
ResponderExcluirObrigada Mateus! Valeu pela dica.
Excluir